sábado, 26 de dezembro de 2009

e o ano se vai


Tava olhando por aqui e vi que não tinha nenhum post falando de fim de ano. Ôxe, como assim? preciso fazer algo do tipo. Todos nós, nesta devida época fazemos balanço de fim de ano, retrospectivas, promessas e sonhos para o ano que virá.
2009 passou. Um ano de aprendizados, descobertas interiores, exteriores. Descobertas físicas mentais, emocionais. Valorização de verdadeiras amizades, valorização do seu eu. Minha caminhada profissional anda a passos rápidos, dúvidas também permeiam minha cabeça com relação a isso. O que fazer? o que gosto de fazer? Qual profissão seguir?
2009 passou. Não passou despercebido. Vai ser um "anozim" véi que vai ficar marcado por muitas coisas boas e outras ruins, nessas minhas breves 25 voltas ao sol.
Tava vendo em como um ano passa rápido, mas também na quantidade de coisas que nele acontecem. Olho para o mesmo período de 2008 e vejo, um ano depois, as coisas que aconteceram. Os amigos que se foram, os que chegaram, as paixões perdidas, os filmes guardados, os cabelos a mais, os cabelos a menos e a dignidade e caráter cada vez maiores.
Olho pra frente e vejo o que posso fazer. São muitos projetos, é muita coisa a ser feita, ser pensada e colocada em prática, mas muita coisa mesmo. Preciso de dois Jairos pra por tudo em ordem. Já vi e percebi que em tudo que faço, ou vou fazer, o processo é lento, planejado e elaborado. Mas firme e forte, não se quebra fácil nem se vai fácil.
2010 promete. É meio banal essa frase, eu sei. Mas o que pensar então? Deveremos apenas seguir na locomotiva de tudo e de todos, e fazer bons votos para o ano que virá. O que realmente virá, isso ninguém sabe. Ano passado também foi assim, retrasado e re-retrasado e re e re...E a vida segue...

Serenata de amor

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

cotiDIAano #12 - diálogos do busão

"Minha filha, pois ela casou"
"Mermã, não acredito, com aquele nêgo fêi?"
"Foi mulher, com aquele mesmo!"
"Um menina tão boa, graúda, sempre teve estudo, família boa"
"Mermã mais essas muié de hoje mermo tão tudo doida. É um fogo no mei das perna que nunca vi"
"Eu só acho que com tudo que ela teve, bem que podia ser um 'cabra' mais bonitim, educado. O bixo véi chega e nem fala com a gente, Nãm"
"É mermã, ainda bem que só tenho filho macho"

Desobvialize

Excelente vídeo da Brastemp e a campanha Desobvialize

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

cotiDIAano #11 - vou ali

"Tou indo ali, me espere aqui eu volto já"
"Eu vou!"
"Rum, hum-hum"
"Eu vou!"
"Vai nada!"
"Vou sim, e ai de ti, se não quiser me levar"
"É, pois vamos, já que você quer"
.....
E fomos.

...essa tal banda do caralho

Ponto de Equilíbrio - Aonde vai chegar [acústico]



Ponto de Equilibrio - Árvore do Reggae [acústico]

...essa tal TV

Tarantinos Mind.
Filme fantástico que conta um pouco sobre os filmes de Quentin Tarantino e o universo interligado entre eles.

domingo, 22 de novembro de 2009

...uns tais pensamentos

"Estamos todos matriculados na escola da vida, onde o mestre é o tempo."
Cora Coralina

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Luau uma lua e eu




Sábado 07/11. E saímos todos rumo a Esperantina. 147km nos esperavam. A turma que nunca tinha se misturado, nunca tinha viajado, nunca tinha se entrosado. O lado A e B da turma de Comunicação Social do CEUT juntos. Viagem perfeita, pessoal bacana e um Luau pra marcar. Sozinho fui pro lado de lá, sentei-me na beira da cachoeira. Não tinha espetáculo de água, não tinha água, somente eu, as pedras e lua em cima de mim. Lá longe tocava Pink Floyd. Era o momento perfeito, o momento que precisava, mesmo que por poucos instantes. Pensei em como fiquei diferente e estou diferente. Algumas coisas não me agradam mais. Em algumas outras, as mais simples, me sinto extremamente feliz e realizado.
Levanta! hora de voltar pra festa. Com mais gás e energia e toda a força que há dentro de você.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

...eu e o açaí

Barriguinha branquinha,
pelinhos loirinhos e o seu perfume de açaí.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

divisão

Assim....queria me dividir em três, tá ligado?! É! Três! 1, 2, 3.
A gramatura eu tenho de sobra pra fazer isso. Dá pra fazer tres de 33Kg. Ou dois de 50kg. Não importa.
Ah! e preciso de um notebook urgente.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

a mocinha e o mocinho

Rapaz e é uma falta de respeito, que vô te contar viu! Pessoas que viveram anos com outro(a), geraram filhos dessa relação. Família, amigos. Tudo misturado. Agora estão com outros e outras. Exibindo como troféus, gostosas e gostosos para que o mundo e todo mundo veja que ainda estão na luta. Na raiação, na quebrança, no pagodão.
E tem uma menina que gosta muito do rapaz. Aí de repente tudo se acaba. De um lado, uma traição alá orkut. Bem digna das épocas de hoje. Do outro (não sei dizer). Anos de casamento. Aí de repente o carinha tá lá na porta da ex-casada. Vizinha da ex namorada, do agora, namorado da ex-casada. Ah! e ainda tem os encontros do quarteto. Bem na frente do palco ela se exibe, com o novo namorado. Ex-namorado da pura e doce (piiii). E ela domina tudo agora do ex-casado. É amiga dos amigos, da família, e ninguem se pergunta por esse senso da razão e do respeito deixado de lado. Trocou, como se troca de roupa. Assumiu como se nada tivesse acontecido. Acho que o grande mal de relacionamentos perdidos é se exibir. Exibir que está com o coração palpitando de novo, e que muitas vezes nem tá. O diabo do coração véi tá pensando é na outra e no outro. Aí um usa o "novo namorado(a)" para mostrar que está lá, firme e forte, que não caiu do prédio alto de uma relação de anos, construida com amor, confiança e convivência. E nessa o coração véi de ambos os lados vai se maltratando. A falta de respeito rola solta, mas e daí?! A verdade é que ninguém tá nem aí. Quem se importa com coração, amor, respeito e caráter nos dias de hoje. Essas palavras são bregas, isso já virou coisa do passado, coisa de otário. O lance hoje é ficar. Ficar aqui, ali, aculá e em qualquer lugar. O cara me encontra no show e pergunta quantas eu já beijei. Como é rapaz?! E tu pensa que achei minha boca no lixo rapaz? Será que no juízo final contará como salvação do fogo do inferno quantas já beijei. Salva-se quem beijar mais é?! Putz! Levarei espetinhos pro inferno então, pra aproveitar esse fogo. E no final a mocinha e o mocinho não esqueceram um do outro. No fundo daquela rede vazia, aquela canção, aquele cheiro. Eles voltam ao passado, relembram histórias, detalhes e o amor puro e real. O coração palpita de verdade por aquela pessoa. Uma faísca de amor sincero ainda rola nesses corações maltratados.
.
.
É hora de dormir que amanhã segue outro dia.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

cotiDIAno #10 - eu e a strada

[...Frei Serafim - 14h pleno mês de setembro - Teresina - Piauí - Brasil...]
...
"Tchau, tchau, brigado pela carona...bom apetite"
"Até logo, até amanhã.."

[...Pra cortar caminho do sol infernal escaldante de Teresina, corto caminho por dentro de uma concessionária. ...]

"Boa tarde Sr."
"Boa tarde...só dando uma olhada mesmo, é que tou na dúvida se compro esse (aponto para o Linea) ou aquele (aponto para o Stilo)"
"Compre o Linea. É bem melhor, mais espaçoso, luxuoso e confortável"
"Mais o que queria mesmo era a Strada Adventure cabine dupla. Lindo aquele carro né?!"
"Infelizmente nós não temos aqui, só por encomenda. Vamos entrar aqui pra você ver nossos planos. Se quiser podemos mandar o pedido por aqui logo. Daí você escolhe a cor e os acessórios"
"Não minha senhora, obrigado"
"Deixe me voltar pra minha realidade. E mais uma vez obrigado pela atenção e, por não notar que estou de farda de trabalho, tênis furado e uma calça desbotada. E obrigado por me atender tão bem"

terça-feira, 13 de outubro de 2009

sobre saudade e joaninhas


Outro dia estava sentado na porta de minha antiga rua. Lembrei de como ela mudou, de como as gerações cresceram, de como nós crescemos. Olhava as antigas mangueiras que antes imperavam soberanas, trazendo muitos choros por conta das pipas nelas enganchadas. Olhava as crianças que não existiam e as crianças que hoje não existem mais. Olhei infâncias diferentes, infâncias menos puras. Muitas vezes pensamos que as crianças e os tempos não são mais como antigamente. Dizemos que hoje é mais quente, que antes chovia mais, que era menos perigoso, que ganhávamos mais dinheiro e a gasolina era mais barata.

Tenho saudades do meu tempo, ou, como dizia um amigo "do tempo di conde nois era prego". Saudade de quando arrastava a cadeira verde de balanço na 24 de janeiro. Era o meu cachorro invisível, que nunca tinha fome, nunca dormia e nem precisava banhar; Das joaninhas no pé de amendoa da esquina [e por falar nisso, cadê as joaninhas do mundo?]; Das brincadeiras de "se esconde". Das primeiras festinhas, as primeiras bebedeiras, as paqueras, os ficas; As mensagens em papel, passadas pelo buraco da sala. Strani Amore , Scrivimi cantadas pelo Renato Russo. O pagode do Só Pra Contariar, Katinguelê e Negritude Jr. e vários outros que piraava! As nervosas ligações pro ainda 227-10**; Aquela carta e a sua foto que ainda hoje guardo com seu cheiro e suas palavras carinhosas; Achava que nunca ia crescer, que nunca me casaria e que não teria filhos.

E no mais tudo volta ao mesmo. O mundo se repete. É! se repete. Escutei aquela música e lembrei de você. Foi o dia todo. Música véa pegajosa, daquelas que batem, batem e batem na cabeça. Volta e meia você fica repetindo aquele refrão. E principalmente aquele que fala de amor. Ah! o amor. Tão doce e venenoso como uma cobra misturada com sereia embalsamada em doce de caju. Ou seria algo mais doce?

Não sei de nada.
Mas e vem cá.
Me responde uma coisa.
Por onde andam as joaninhas mesmo héin??

cotDIAno #9 - na festa...

Os amigos e parentes foram todos embora. Não sobrou ninguem. Apenas eu, ela e trocentas pessoas desconhecidas.
-----
"Ow agora deu uma vontade, ontem nem tava muito afim, mas hoje sim...rs. Pena eu estar sozinho"
"Você não tá sozinho, tá comigo aqui ó. Eu! 'binquí' na tua frente"
"É! pois vamos lá! Você vai mesmo?
"Vou"
"Estende a mão"
[Uma luz acende em meio à escuridão. A lua brilhante, as palmeiras, aquele vento reservado pra nós dois]
"Obrigado pela compania minha senhora"
"De nada meu esposo"

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

estranho, entranhas, estranhos

A noite foi estranha. O dia foi estranho. Foi tudo mudança. Ta enferrujado, baixo, cabis. Ética?! ou seria só uma posição mal interpretada. É medo de tudo e a vida passando bem aqui ó, do lado, na frente, pela frente.
E ele ta fazendo o que? Pergunta a si mesmo. Será que o passado condena?. Ainda há tempo de desmanchar? De onde veio tal fato?
A vida é mesmo cheia de perguntas sem respostas. Muitas vezes é melhor nem ter essas respostas. Ainda há tempo....Ah! ainda há

terça-feira, 6 de outubro de 2009

cotiDIAno #8 - só ela

"Te sinto tão frio"
"Acho que não sou o que você quer"
"Não faço parte do teu mundo"
"Acho que do meu caminho, você não faz parte, ou seria o contrário?!"
"Acho que estou perdendo tempo"
"Não sei, vai ver não seja mesmo um tempo perdido"
"Tenho medo"
(.......)
"Eu também"

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

cotiDIAno #7 - no ônibus

Duas mulheres conversam
- Ave mulher, esse negoço dessas greve aí. Todo ano esses ordinário faz isso. Uns banqueiro véi que todo dia pega em dinheiro.
- Esses 'homi' nem devia fazer isso porque já mechem em dinheiro todo dia mesmo.
- Eu nunca mais nem vi uma nota de 50, 100 reais. Se fosse eu achava era bom trabalhar pelo menos vendo dinheiro.
- Ordinários.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

cotiDIAno #6 - na ufpi...

....pregado na parede, um cartaz escrito em caixa alta, tipologia Times New Roman.


"NÓS SOMOS O QUE PENSAMOS SER.
PENSE GRANDE E SEJA GRANDE"




....tá certo. Vou pensar a partir de hoje que serei um sheik magnata do petróleo, com um palácio banhado em ouro e 234 virgens ao me dispor.
Pense grande, pense grande.....

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

cotiDIAno #5 - te ligo

------sábado 22h----------

"Poisé, daí acho que vou ficar por aqui mesmo, dá uma descansada"
"Ah, pois fique mesmo, amanhã é domingo, depois é segunda né?!, batente de novo!"
"Pois tá certo 'bem', ligo pra você amanhã"
"Pois tá amor, vou esperar"

------domingo 20h--------

"vou ligar"
"peraí....descansar só mais um poquinho"

-------segunda 7h--------

"Caramba, nem liguei"

foto do dia


Alto da Felicidade - Teresina - Piauí

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

...minha tal TV

cotiDIAno #4 - domingo \ Timon - MA

------fecha o sinal-------
"Ih, não tem como disdobrar, é amassado e a cor é diferente"
"Olha lá as gatas, notaram ó"
(carros param lado a lado)
"Ei, tudo bem, vamo prum sítio ali?!"
"Onde?"
"Ali depois do portal da amazônia, antes do Brejinho"
"Não, não, estamos indo prum clube, lá pro Eldorado"
"Clube?
"Marrapá que negoço de clube. Vamo pro sítio, natureza, riacho natural, água gelada. No clube a galera mija, goza e peida na piscina"
"Não, não, vão lá vocês, é mais bacana só vocês lá, sozinhos"
"Quem disse que estaremos lá sozinhos?"
------abre o sinal-------
"É, elas notaram"

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

cotiDIAno #3 - no bar

- "Amigo por favor uma Bohemia, bem gelada e dois copos"
- "Skol e Brahma!"
- (..eu sem entender..)
- "Não tem Bohemia?"
- "Skol, Brahma e Bohemia!"
- "Pois traga uma Bohemia bem gelada e dois copos moço"
- "Temos Primus também"
.....

bb em the

Semana passada o Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia passou por aqui. Público bom, apesar do calor infernal de Teresina e da organização colocar os pobres jogadores para jogarem 14h 15h.
Coitados, acho que nunca mais voltarão.





terça-feira, 8 de setembro de 2009

cotiDIAno #2 - certezas

----domingo----
"Sei lá, tá meio estranho"

"Que é isso, não vai ter nada...relaxa"
"Se for pra ser é abençoado...pode ter certeza"
"Mas não vai ter nada, isso você pode ter certeza"

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

cotiDIAano # 1

"Bom dia....
...bom dia"
" e sobre aquele meu problema lá?"
"Poisé, estamos sem receita."
"Disseram pra cortar, estamos tentando manter."
"Ah é?! Intão quer dizer que não vai ser agora"
"É, não será agora"

.
.Bem vindos a minha sexta feira

terça-feira, 14 de julho de 2009

pub \ ceut 5º periodo



Trabalho de Redação publicitária do 5º periodo.
A arte é

sábado, 20 de junho de 2009

friday night live

....................................................................................
E ele esclareceu pra ele...
...te ter perto e não te ter é imaginar o que o tempo levou, o que foi e o que o passou [passou]. O longe é imaginar um up, uma evolução, pensamentos, idéias, aprendizado.
As expectativas são de via única. Quase não vejo. Posso sentir, imaginar. Ele espera. Olha, relembra, até sonha.
Sempre fui saudosista. Não sei o porque. Sempre esperei, sempre tive, no fim sempre deu certo.
Frágil, indeciso, difícil, medroso. Acho vou, não sei se fico. Acho, acho, acho ah! chega de acho. Acho em tudo e não acho nada. Quero ir mesmo. Relembrar lá na frente. Ser feliz e lembrar. Valorizar. Simples. único, real, verdadeiro. Tímido. Insconstante. Real, sensível e o frágil de novo. O sempre frágil. Até os fim dos tempos sempre frágil.
Será?!
Não.
O forte.
É! o forte. srsrsrsr ele é forte e tem positividade.
Ela.....
.....Ela?!
Ela!.....
....Qual?
Ela.
("ela é especial")
.
.
Acho que "ela" ainda não existe.
....................................................................
é, a vida é mesmo um circulo.
tudo é igual e se repete

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Carinhoso - Pixinguinha (Marisa e Paulinho)



Uma das musicas mais lindas de todos os tempos, todos os generos e todos os sentidos....

quarta-feira, 20 de maio de 2009

...levitamos...


eu te levo
tu me levas
nós levitamos

Poema: William Soares
Foto: Jairo Moura


quinta-feira, 14 de maio de 2009

e esse tal 2009

Se soubesse que meu 2009 seria tão down, teria banhado mais na chuva
....andaria mais descalço...
...diria mais "eu te amo"...
...andava mais ao léu...
...me importaria menos com coisas bobas...
...seria menos eu...
...seria mais os outros...
...dava mais gargalhadas...
...dava mais tempo...
...agradeceria todos os dias...
......
....
...
..
.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

stop motion

Pelo Twitter a gente encontra muita coisa boa... essa foi veio do rato do Otávio

quarta-feira, 25 de março de 2009

a c o r d a r


E o celular toca 06:45.

Tu, tu, tu, tu. Tu, tu, tu, tu....

Sem olhar, coloco mais 30 minutos de soneca. É tempo o bastante para saber que o dia começou. Saber que a rotina virá à tona mais uma vez. É hora de fazer aquele pedido especial por uma boa notícia, tão ausente neste 2009. Por um dia produtivo. Por um dia sem problemas e por mais um dia. O pedido é de coração, é triste, melancolico, sem forças, recheado com doses de decepção e desilusão.
E a esperança que ainda resta, a cada dia vai se apagando.
"Tá bom pai, tá bom! Aprendi a lição, agora chega!"

segunda-feira, 16 de março de 2009

love over


E quando nem percebemos, quando fazíamos planos, quando tinhámos tudo pela frente, a porta vem e se fecha. É um fechar incomum, a gente se joga pra porta não fechar e a porta fere o peito, o coração, a mente. Dói muito.
Tentamos passar pro lado de lá e encontramos dentro de nós e dos outros, resistências, conflitos, confusões. Buscamos respostas de ambos os lados. O que fizemos? O que houve? Porque está sendo assim?

Dói acreditar. Dói se entregar, respeitar e se importar com alguém. Dói não saber o porque de tudo isso. Não ter respostas do outro lado.
Só nos resta os conflitos internos. Tentar buscar nosso rumo. Buscar nossa identidade e quando essa identidade é abalada, se torna mais difícil.
Posso ser quem eu quiser. Sou mutável, adaptável, quase intocável. Me resta saber o que ainda farei de coração puro, me resta saber se ainda tenho coração puro e se existirá alguém que mereça a pureza dele e da minha pessoa. De todo esse tempo, só me resta catar as cinzas de algo que foi construído com bases fortes de humildade, simplicidade, caráter e confiança.
Me resta catar as cinzas e procurar o tal pássaro que existe dentro delas

quarta-feira, 11 de março de 2009

Um dia em Gov. Nunes Freire

Mais ou menos uns 600 Km. É essa a distância de Teresina para a cidade do Maranhão chamada longamente de Governador Nunes Freire.
Na sexta (29/02) me convidei pra ir junto com meu primo, que iria dar uma aula para o Curso de Pós-Graduação da FACEMA na tal cidade. Ele achou muito bom, já que não tinha (muita) noção da distância, faria companhia e revezaria no volante. E até casou certim, porque adoro viajar, me deslocar, estar em espaços fora do tempo e do cotidiano, pensar, refletir, ver novas pessoas, novas comunidades, novos costumes. Mesmo que seja para os confins do mundo como essa bendita cidade do Maranhão onde fomos em busca do desconhecido.
Saímos no sábado pela manhã umas 10h, e chegamos lá por volta das 17:30, embaixo de muita água. Mas muuuita água. Não é a tôa que estávamos há 60Km da fronteira com o Pará.

A cidade, assim como as outras 17 que passamos, é bem ao estilo de passagem (o invisível leitor do meu blog se pergunta. Mas o que ser isso?) De passagem porque são criadas a partir da BR. Na BR é onde estão as principais lojas, restaurantes, hospitais, hotéis, praça e tudo, praticamente tudo é vinculado a BR, onde passam diariamente centenas de caminhões indo e vindo do Pará. De passagem porque ao conversar com as pessoas, quase não encontrei ninguém que morasse lá há muito tempo. As pessoas estão sempre em movimento. Indo embora, voltando, partindo. Falta muito aquele ar família da cidade, aqueles passeios em familia, pizzarias em família e etc. O que me impressionou também é a quantidade de mulheres com filhos. A média é de 2 filhos para cada mulher com mais de 19 anos.

Andando pela cidade nota-se o porque desses vários filhos. A maioria dos 'pais' são caminhoneiros. Caminhoneiros que estão de passagem pela cidade. As mulheres sem muita perspectiva de vida sentem-se atraídas por esses viajantes da vida, viajantes do mundo e se iludem facilmente com as falsas esperanças de construir família e sair daquele lugar. O que não ocorre.

Governador Nunes Freire é uma cidade estranha. Uma cidade pequena mas com um ar pesado, uma cidade sem compromisso, sem perspectiva...........




......................Governador Nunes Freire foi só passagem







segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Festa de Santo Reis






Depois de uns três anos consegui fazer um registro da Festa de Santo Reis no município de Boa Hora - Piauí.